UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 20h42

L'Aquila: primeiro aniversário de terremoto

O primeiro aniversário do terremoto de L´Aquila, no centro da Itália, foi marcado na noite desta segunda-feira por uma agitada reunião do conselho municipal, antes de uma fase de recolhimento com um cortejo e uma missa noturna, constatou a AFP.

Centenas de habitantes se agruparam sob uma barraca instalada para a reunião municipal extraordinária, organizada no início da cerimônia do primeiro aniversário do terremoto que arrasou a cidade medieval e seus arredores no dia 6 de abril de 2009, e que deixou um balanço de 308 mortos e 80 mil desabrigados.

Alguns criticaram o prefeito, Massimo Cialente, e o Conselho Municipal pela lentidão dos trabalhos de reconstrução.

"A cidade ficou petrificada, desabitada, só foram realizados alguns escoramentos", disse Anna Colasanto, moradora de L´Aquila.

O prefeito pediu aos presentes para "olhar para o futuro" e apelou ao Governo para a criação de um "imposto especial de solidariedade" para financiar a reconstrução, como foi feito em outros terremotos.

Os ânimos se acalmaram com o cair da noite, quando saíram cortejos que reuniam milhares de cidadãos e voluntários (da defesa civil, cruz vermelha e outras organizações italianas) que participaram dos trabalhos de resgate.

Quatro cortejos deverão se encontrar na praça da catedral, onde às 03H32 local (22H32 de Brasília), a hora exata do terremoto, serão recitados os nomes dos mortos ao som de badaladas de sinos, antes de uma missa solene.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host