UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 16h00

Peru: mineiros em greve mantêm bloqueio de estradas

Um clima de crescente tensão afeta nesta segunda-feira o sul do Peru, onde 7 mil mineiros em greve mantêm a estrada Panamericana bloqueada. Os policiais tentam reabrir a via à força. No domingo, cinco pessoas morreram em confrontos com as forças de segurança.

Em torno de 1.500 veículos estavam parados nos dois lados da estrada na altura da localidade de Chala, região de Arequipa, 620 km ao sul de Lima.

O ministro do Interior, Octavio Salazar, advertiu que a polícia antimotins deverá liberar a estrada "nas próximas horas para respeitar o direito de ir e vir" em um trecho de cerca de 3 km fechado pelos grevistas com troncos e pedras.

No domingo, cinco civis foram mortos nos confrontos e 20 ficaram feridos, além de nove policiais, informou o ministério. Em torno de trinta grevistas foram presos nos choques.

Uma sexta pessoa, uma idosa de 80 anos, morreu de infarte em um dos ônibus que permanecem impedidos de seguir viagem na estrada, segundo o comunicado.

O anúncio de uma iminente evacuação à força na estrada despertou temores de novas vítimas, disseram líderes mineiros, completando que as mortes do domingo chegaram a dez, versão negada pelo governo.

A greve foi convocada pela Federação de Mineiros Artesanais que rejeita um decreto do governo que os obriga a se formalizar para reduzir a contaminação ambiental.

No entanto, o sindicato mineiro afirma que a medida tem como pano de fundo o objetivo de entregar as jazidas informais, sobretudo de ouro, a grandes mineradoras. O Peru é o quinto maior produtor de ouro do mundo.

O presidente peruano, Alan García, disse nesta segunda-feira que o governo não permitirá o que classificou de "mineração selvagem", realizada informalmente em diversas partes do país, especialmente da região de selva Madre de Dios, fronteira com o Brasil.

"Essa é uma mineração desordenada, não regulada, invasiva e pirata, que não paga impostos e é tecnologicamente selvagem, causando grandes danos ao meio ambiente e onde os trabalhadores são explorados, incluindo crianças", afirmou o presidente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host