UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 16h35

Turistas vivem noite de pânico no México após terremoto

Famílias de turistas americanos que passavam o feriado de Páscoa no estado mexicano de Baixa Califórnia viveram momentos de pânico depois do terremoto de 7,2 graus ocorrido na tarde de domingo, seguido de fortes réplicas, informou uma delas à AFP.

"Vivemos uma experiência de pânico quando voltávamos de uma viagem a Puerto Peñasco", comentou Adriana Milanés, professora americana que retornava a San Diego (Estados Unidos) com sua família, depois de passar o feriado da Semana Santa nesta praia do golfo da Califórnia, noroeste do México.

O terremoto que ocorreu às 15h40 (19h40 de Brasília) do domingo, justamente quando centenas de turistas retornavam do feriado, deixou dois mortos e 233 feridos no estado fronteiriço de Baixa Califórnia (noroeste do país), além de danos a centenas de edificações, casas, pontes, estradas e hospitais.

A noite não foi tranquila em meio a dezenas de tremores secundários, sendo que o mais forte deles chegou a 5,4 graus na madrugada desta segunda-feira, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês).

As autoridades da Baixa Califórnia não têm uma estimativa de quantos turistas ficaram presos no país, mas o governador do estado, José Guadalupe Osuna, comentou a jornalistas que "muitas pessoas passaram a noite nas estradas".

Além disso, devido aos problemas de fornecimento de eletricidade e água, os hotéis da região afetada fecharam as portas.

"Nos postos de gasolina havia pessoas fazendo fila para que, quando a luz voltasse, pudessem abastecer os carros", relatou Milanés.

Por isso, a família da turista teve que se dividir na viagem de volta. Ela retornou em um carro com seus dois filhos enquanto seus pais e irmãos passavam a noite em outro carro em San Luis Colorado, que foi assolada pelo tremor, "até conseguir gasolina e voltar a San Diego".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host