UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 10h33

As manifestações continuam em Bangcoc, onde granda fere dois policiais

Dois policiais ficaram feridos nesta terça-feira, em Bangcoc, na explosão de uma granada na sede do Partido Democrata do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, enquanto que os "camiseas vermelhas" do ex-primeiro-ministro Thasksin Shinawatra se manifestaram várias avenidas da capital tailandesa exigindo a renúncia do governo.

As ruas de Bangcoc também registraram enfrentamentos esporádicos entre a polícia e os "camisas vermelhas", que desde sábado ocupam um bairro turístico da capital, onde instalaram dezenas de barracas.

A ocupação do bairro paralisa a atividade dos hoteis de luxo e dos centros comerciais que já somam perdas milionárias.

Desde 14 de março, os "camisas vermelhas" se manifestam para obter eleições antecipadas e a demissão do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva.

No sábado passado, quase 60.000 manifestantes participaram em uma passeata pelas ruas de Bangcoc.

"Não aceitamos que Abhisit conserve o poder por mais nove meses", declarou Korkaew Pikulthong, um dos líderes da oposição.

Os "vermelhos", com o apoio dos camponeses do norte da Tailândia, reduto de Thaksin, realizam há 20 dias pequenas concentrações durante a semana e grandes protestos aos sábados e domingos.

Os manifestantes exigem o restabelecimento da ordem constitucional em vigor antes do golpe de Estado militar de 2006 contra Thaksin, que consideram o único político preocupado com os pobres.

Mas o atual governo odeia o ex-premier, que é acusado de especulação e nepotismo, além de ser considerado uma ameaça para a monarquia.

Thaksin Shinawatra vive exilado desde 2008 para evitar uma penas de prisão por fraude financeira. O ex-premier conversa com os seguidores todas as noites por videoconferência.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,73
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,00
    65.010,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host