UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 14h55

Cardeal Sodano e pedofilia: as falhas dos padres são usadas contra a Igreja

As falhas e erros dos padres estão sendo utilizados como armas contra a Igreja, afirmou nesta terça-feira o decano dos cardeais, monsenhor Angelo Sodano, num momento em que a Igreja está em plena crise pelos escândalos de pedofilia dentro do clero.

"Agora é uma divergência cultural: o Papa encarna verdades morais que não são aceitas e, desta maneira, as falhas e os erros dos padres são utilizados como armas contra a Igreja", afirmouo cardeal em uma entrevista ao Osservatore Romano, o jornal do Vaticano.

"Por trás dos ataques injustos contra o Papa há conceitos da família e da vida contrárias ao Evangelho", acrescenta o prelado, que no domingo expressou, durante a missa de Páscoa no Vaticano, o apoio de toda a Igreja a Bento XVI, acusado na Alemanha, seu país natal, e nos Estados Unidos, de ter acobertado casos de abusos sexuais cometidos por padres quando era arcebispo de Munique e, depois, chefe da Congregação para a Doutrina da Fé.

"Agora se esgrime a arma da pedofilia contra a Igreja. Antes, eram as batalhas do modernismo contra Pio X, depois a ofensiva contra Pio XII por seu comportamento durante a Segunda Guerra Mundial, el por útlimo, contra Paulo VI pela encíclica Humanae Vitae contra a contracepção, concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host