UOL Notícias Notícias
 

07/04/2010 - 21h37

Obama viaja a Praga para firmar tratado nuclear com Rússia

O presidente americano, Barack Obama, viajou nesta quarta-feira a Praga, onde assinará um novo acordo de desarmamento nuclear com a Rússia.

Obama chegará à República Tcheca na quinta-feira, onde assinará o novo tratado START de desarmamento nuclear com o presidente russo, Dmitri Medvedev.

O presidente dos Estados Unidos tem previsto dar uma coletiva de imprensa e jantar com 11 chefes de governo da Europa central.

A cerimônia de assinatura do tratado está prevista para as 07h00 de quinta-feira (horário de Brasília), no castelo de Praga.

Rússia e Estados Unidos se comprometerão a reduzir o número de suas ogivas nucleares a 1.550 cada um, o que representa uma redução de 74% com relação ao limite do START, acordo assinado em 1991, mas que expirou no fim de 2009.

Obama, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, assinará este tratado 48 horas depois de ter revelado uma nova doutrina nuclear, segundo a qual os Estados Unidos só recorrerão a armas nucleares "em circunstâncias extremas" para defender seus interesses vitais e os de seus aliados.

O novo tratado é um "passo muito importante" que terá um impacto em todo o mundo, disse em Praga, nesta quarta-feira, o presidente Medvedev.

O líder russo chegou a Praga procedente da Eslováquia, onde fez uma visita de 24 horas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    0,03
    3,158
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h10

    0,15
    74.558,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host