UOL Notícias Notícias
 

07/04/2010 - 18h20

Senador americano pede que países salvem cubano em greve de fome

O senador democrata de origem hispânica Robert Menendez pediu nesta quarta-feira solidariedade internacional para salvar a vida do cubano em greve de fome Guillermo Fariñas, com quem falou por telefone na terça-feira.

"A comunidade mundial deve elevar sua voz para que seus direitos sejam honrados e Guillermo Fariñas possa viver", disse Menendez em comunicado.

O senador de Nova York afirmou ter conversado com o jornalista Fariñas no hospital de Santa Clara, onde ele está internado há mais de um mês, estando há mais de 40 dias em greve de fome.

Menendez disse que Fariñas e Orlando Zapata, preso político cubano que morreu em fevereiro depois de uma greve de fome de vários meses exigindo melhores condições carcerárias, são "evidência da insuportável brutalidade do regime castrista e do trágico estado dos prisioneiros políticos em Cuba".

O senador prometeu continuar apoiando Fariñas, "que se expôs a um risco pessoal e a um sacrifício tremendo simplesmente para deixar em evidência os abusos aos direitos humanos em Cuba".

Fariñas mostrou-se "decidido em sua postura de que os direitos dos presos políticos em Cuba devem ser honrados", completou Menendez.

Fariñas, 48 anos, iniciou seu jejum em 24 de fevereiro, um dia depois da morte de Zapata. Com sua greve, busca a libertação de 26 presos políticos doentes.

Ao se referir ao caso de Fariñas, o presidente cubano, Raul Castro, afirmou no domingo que seu governo não cederá "jamais à chantagem de nenhum país ou conjunto de países por mais poderosas que sejam, aconteça o que aconteça".

Raul Castro acusou os Estados Unidos e a Europa de promoverem "uma campanha descomunal de descrédito" e de manipular "com cinismo e desfaçatez" a morte de Zapata.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host