UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 19h49

Bolívia: Morales vence nos Estados mas perde nas capitais

O partido do presidente boliviano, Evo Morales, venceu em seis de nove departamentos (estados) nas eleições regionais de domingo, mas foi derrotado em 7 das 10 principais cidades da Bolívia, inclusive em La Paz, segundo dados oficiais parciais, divulgados esta quinta-feira.

O Movimento ao Socialismo (MAS, situação) conquistou os governos de La Paz, Oruro, Potosí, Cochabamba, Chuquisaca e Pando, estes dois últimos ex-bastiões da oposição, segundo dados ainda incompletos da Corte Nacional Eleitoral (CNE), porém irreversíveis.

De acordo com os mesmos resultados, a oposição se fortaleceu nas importantes regiões de Santa Cruz e Tarija, cujos territórios abrigam a riqueza agropecuária e gasífera do país, e no departamento amazônico de Beni.

O partido de Morales perdeu em sete das nove capitais departamentais, inclusive La Paz, o que representou um duro golpe por se tratar de seu reduto político e onde a vitória era dada como certa.

A CNE determinou a repetição da eleição, no prazo de uma semana, em cinco seções eleitorais de Pando, onde se verificaram irregularidades, mas a vitória do MAS está garantida, segundo o presidente do tribunal eleitoral de Pando, Gustavo Vargas.

O CNE tem prazo até 19 de abril para divulgar os resultados oficiais das eleições regionais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host