UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 18h38

EUA não têm 'moral' para criticar compra de armas, diz Chávez

Os Estados Unidos não têm "moral" para criticar a Venezuela pela compra de equipamentos militares russos, em um negócio que pode chegar aos 5 bilhões de dólares, afirmou nesta quinta-feira o presidente venezuelano Hugo Chávez, que qualificou de "estúpidas" as preocupações manifestadas por Washington.

"Com que moral os Estados Unidos vão dizer através de seus porta-vozes imperiais que estão preocupados porque a Venezuela está se equipando (militarmente)?" - perguntou Chávez em uma cerimônia das Forças Armadas venezuelanas, transmitida pela rede de televisão estatal VTV.

"Estamos nos equipando e seguiremos nos equipando para ficarmos em um nível de prontidão operacional", declarou.

A Venezuela poderá fazer um pedido de equipamentos militares à Rússia em um valor superior aos 5 bilhões de dólares, informou na segunda-feira o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, após voltar ao país de uma visita a Caracas.

"Estão preocupados nos Estados Unidos porque a Venezuela está comprando não sei quantas armas e se armando para agredir não sei quem. Não sejam estúpidos, ianques, porque o que tenho para lhes dizer é isso, ou será que acreditam que somos estúpidos?" - disse Chávez.

O secretário-adjunto do departamento de Estado dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, reconheceu na quarta-feira em Bogotá o direito "soberano" dos países de renovar seu armamento, mas pediu para que os gastos militares na região sejam reduzidos.

Valenzuela também manifestou a preocupação de Washington pelos "discursos agressivos" no continente e pediu para que não sejam toleradas "ameaças bélicas entre países nem apoios a grupos terroristas".

O secretário iniciou no domingo, no Equador, seu primeiro giro pelos países andinos, que será concluído no Peru.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h40

    -0,86
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h41

    0,55
    70.394,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host