UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 17h50

EUA pressionam ONU para impor sanções ao Irã em semanas

Os Estados Unidos pressionam as principais potências mundiais reunidas nesta quinta-feira no Conselho de Segurança da ONU para que esteja pronto "em semanas" um acordo sobre novas sanções contra o Irã.

"É uma negociação muito importante", disse o embaixador chinês Li Baogond a jornalistas quando se dirigia à reunião, demonstrando, com isto, a nova posição de Pequim de se somar às discussões.

Os embaixadores da Grã-Bretanha, China, França, Rússia, Estados Unidos e Alemanha se reuniam a portas fechadas para discutir um texto americano que imporia sanções aos poderosos Guardas da Revolução do Irã, que supostamente estariam envolvidos em atividades de proliferação de armas nucleares.

Em declarações anteriores à reunião, a embaixadora americana na ONU, Susan Rice, informou a jornalistas na sede da organização: "Não estou preparada para prever quando concluirão ou não" as negociações.

"Estamos trabalhando para que seja em questão de semanas", acrescentou.

Hoje, em Praga, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dimitri Medvedev, advertiram o Irã sobre o risco de sanções internacionais a que se exporia por seu programa nuclear, logo depois de assinarem um tratado de redução de armas atômicas.

Obama pediu que as Nações Unidas emitam sanções "inteligentes" e "fortes".

A ONU realizará em maio uma conferência sobre o Tratado de Não Proliferação. E Medvedev afirmou na coletiva de imprensa conjunta: "Não podemos fechar simplesmente os olhos" a Teerã "sem apresentar uma série de propostas de compromisso construtivo".

Os Estados Unidos e os países europeus temem que o Irã queira construir uma bomba atômica sob o pretexto de atividades civis nucleares, algo que Teerã desmente.

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, incluindo a China, já impuseram três pacotes de sanções ao Irã por este motivo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h59

    0,21
    3,164
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h09

    0,38
    74.729,91
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host