UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 23h34

Netanyahu não irá à cúpula nuclear em Washington

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não assistirá à cúpula sobre segurança nuclear prevista para o início da próxima semana, em Washington, informaram nesta sexta-feira funcionários do governo de Israel.

Netanyahu será representado por seu vice-premier e ministro de Inteligência e Energia Atômica, Dan Meridor, confirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Mike Hammer.

Segundo Hammer, o governo israelense "apenas informou" a decisão de enviar Meridor à Cúpula, mas não detalhou os motivos da ausência de Netanyahu.

"Saudamos a participação do vice-premier Meridor na conferência. Israel é um aliado próximo e estamos desejosos de continuar a trabalhar sobre assuntos relacionados à segurança nacional", disse Hammer.

A imprensa israelense informou que Netanyahu teme que certos países muçulmanos presentes na cúpula pressionem Israel a abrir suas instalações nucleares às inspeções internacionais.

Especialistas militares estimam que o Estado hebreu possui um arsenal com centenas de ogivas nucleares.

Como outros Estados nucleares, como Índia e Paquistão, Israel não firmou o Tratado de Não Proliferação, a fim de evitar as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão da ONU com sede em Viena.

O presidente americano, Barack Obama, convidou cerca de 40 líderes mundiais para discutir segurança e não proliferação em Washington, visando estabelecer medidas comuns para garantir a segurança dos "materiais nucleares vulneráveis" e impedir atos de terrorismo nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host