UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 17h05

Papa se solidariza com as vítimas da tragédia no Rio de Janeiro

O papa Bento XVI manifestou solidariedade com as vítimas da tragédia que castiga esta semana o estado do Rio de Janeiro, e enviou uma mensagem comunicando a bênção apostólica aos afetados, informou nesta sexta-feira a liderança eclesiástica carioca.

A Igreja divulgou mensagem enviada ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, expressando as condolências do Pontífice pela tragédia que já soma quase 190 mortos.

"Informado sobre as trágicas consequências das inundações que semearam luto e devastação em tantas famílias do estado do Rio de Janeiro, o Sumo pontífice deseja assegurar a toda a comunidade local a sua solicitude, recomendando às vítimas a misericórdia de Deus e suplicando conforto e apoio para suas famílias, para os feridos e quantos perderam seus bens", destacou a nota.

"Para todos os provados por este drama, sem esquecer das pessoas que participam na obra de socorro e assistência, sua santidade Bento XVI invoca reconfortantes graças divinas em penhor das quais lhes concede paterna benção apostólica", acrescentou.

A mensagem foi enviada em um momento em que a Igreja Católica vive uma profunda crise, afetada por denúncias de abusos sexuais atribuídos a religiosos em vários países, inclusive no Brasil, país com mais católicos no mundo.

As chuvas que começaram na segunda-feira, consideradas as piores em décadas, causaram inundações e deslizamentos em várias partes da região metropolitana do Rio de Janeiro, deixando 183 mortos e mais de 14 mil desabrigados e desalojados no estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host