UOL Notícias Notícias
 

10/04/2010 - 17h10

Kissinger não agiu para impedir crimes da Operação Condor

O ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger ignorou os esforços de Washington para se evitar crimes políticos no Cone Sul, como o que matou o ex-chanceler chileno Orlando Letelier, revelam documentos publicados neste sábado por uma organização americana.

No dia 16 de setembro de 1976, apenas quatro dias antes da execução de Letelier em um atentado em Washington, Kissinger suspendeu instruções para que os diplomatas americanos no Chile, Argentina e Uruguai se pronunciassem contra os assassinatos internacionais de opositores aos regimes militares, segundo documentos obtidos no Arquivo de Segurança Nacional (NSA).

Neste dia, o secretário de Estado "instruiu" seus diplomatas a "não adotar mais qualquer ação sobre esta matéria", revela uma organização independente que se dedica a publicar documentos do NSA.

Três semanas antes desta instrução, o departamento de Estado havia orientado seus diplomatas no Cone Sul a manifestar a preocupação de Washington sobre os planos de assassinato de políticos e líderes da oposição.

A determinação de Kissinger, feita por telegrama, "é a peça que faltava no quebra-cabeça histórico de seu papel na ação, ou falta de ação, do governo dos Estados Unidos para impedir os crimes praticados na Operação Condor", disse Peter Kornbluth, analista de NSA.

A Operação Condor foi um plano de repressão organizado pelas ditaduras sul-americanas nos anos 70.

"Agora sabemos o que ocorreu: o departamento de Estado iniciou um esforço para impedir os assassinatos no Cone Sul, mas Kissinger bloqueou estes planos", disse Kornbluth.

Se Kissinger não tivesse suspendido a orientação aos governos do Cone Sul, poderia ter "impedido um ato de terrorismo em Washington".

O telegrama de Kissinger foi descoberto por um analista da NSA entre milhares de telegramas de 1976 liberados pelo departamento de Estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,50
    3,145
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h50

    -0,56
    75.575,64
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host