UOL Notícias Notícias
 

11/04/2010 - 14h10

Colômbia identifica 236 casos de menores recrutados por paramilitares

As autoridades colombianas identificaram 236 jovens que, sendo menores de idade, foram recrutados por esquadrões paramilitares de ultradireita, hoje desmobilizados, segundo o Ministério Público, denunciou neste domingo a imprensa local.

Em um artigo intitulado "Começam a aparecer as crianças escondidas pelos 'paras'", o jornal El Tiempo informou que a Unidade de Justiça e Paz do Ministério Público já encontrou "236 desses menores", ainda que não informe onde estão nem o que ocorreu com elas.

As autoridades buscam a identificação de todas para inseri-las em um programa governamentral que evite que quadrilhas emergentes e outros grupos armados ilegais as recrutem, aproveitando a experiência que adquiriram com a utilização de armas, quando eram paramilitares.

"O que se busca é evitar que esses jovens, já quase todos maiores de idade, sejam vítimas de outras quadrilhas, que os rondam porque têm experiência na guerra. Localizá-los e protegê-los é uma prioridade", garantiu o Comissário presidencial de paz, Frank Pearl.

Segundo o organismo, um grupo institucional formado por 50 funcionários busca em todo o país as pessoas que foram recrutadas no passado por grupos armados ilegais sendo menores de idade, e para isso se baseiam no testemunho dos paramilitares desmobilizados.

Com a Lei de Justiça e Paz, que trouxe benefícios jurídicos aos desmobilizados em troca da confissão de seus crimes e reparação às vítimas, eles mencionaram um total de 1.437 casos de recrutamento ilícito de menores.

As paramilitares Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) estiveram ativas desde a metade dos anos 1980 até 2003. Entre esse ano e 2006, cerca de 32 mil combatentes destes esquadrões deixaram as armas em um processo incentivado pelo governo do presidente Alvaro Uribe.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host