UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 06h28

Funeral nacional do presidente polonês acontecerá no sábado

O funeral nacional do presidente polonês Lech Kaczynski, falecido no sábado em um acidente aéreo na Rússia, acontecerá no próximo sábado, informa o site do jornal Gazeta Wyborcza.

"O governo pretende organizar a cerimônia fúnebre nacional no sábado", afirma o portal.

"O presidente russo, Dmitri Medvedev, deseja participar no funeral", disse o ministro polonês das Relações Exteriores, Radoslaw Sikorski.

"É possível que as cerimônias fúnebres durem dois dias, sábado e domingo", disse à AFP a deputada do partido governista Direito e Justiça Elzbieta Jakubiak, que foi chefe de gabinete do presidente Kaczynski.

"Mas ainda não há decisões definitivas; estamos esperando que todos os corpos sejam repatriados a Polônia", acrescentou.

Uma reunião entre representantes da presidência e do gabinete do primeiro-ministro para organizar o funeral está prevista para esta segunda-feira.

Kaczynski morreu no sábado ao lado de outros ministros do país em um acidente de avião na Rússia. O corpo foi repatriado no domingo a Varsóvia, onde os poloneses, de todas as tendências políticas, se uniram para prestar homenagens.

O avião de Kaczynzki caiu no sábado perto de Smolensk (oeste da Rússia). Os 96 passageiros da aeronave, incluindo altos comandantes militares e ministros do país, morreram na tragédia.

Por ironia do destino, a delegação polonesa viajava para assistir a cerimônia do 70º aniversário do massacre de milhares de oficiais poloneses por ordem de Josef Stalin em Katyn, perto de Smolensk.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    0,66
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h40

    -0,70
    68.112,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host