UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 16h50

Lula se reúne com primeiros-ministros de Itália e Japão em Washington

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta segunda-feira o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o japonês, Yukio Hatoyama, paralelamente à reunião de Cúpula de Segurança Nuclear em Washington, nos Estados Unidos.

Lula assinou com Berlusconi um acordo de associação estratégica para "favorecer o diálogo de alto nível" sobre um amplo leque de temas como a não-proliferação nuclear, o combate à pobreza e às mudanças climáticas, além da organização de megaeventos esportivos, explicaram fontes oficiais.

O documento foi assinado no final de uma reunião de cerca de 30 minutos na residência do embaixador brasileiro na capital americana, informou a imprensa.

Lula chegou na manhã de segunda-feira a Washington para participar, junto com centenas de líderes e organizações, da primeira cúpula sobre o controle e a supervisão de materiais nucleares promovida pelos Estados Unidos.

Com Hatoyama, a reunião versou sobre temas multilaterais, como a política de ambos os países diante do Conselho de Segurança da ONU, explicaram fontes brasileiras que não quiseram se identificar.

O presidente americano, Barack Obama, deve receber todos os convidados em uma reunião às 17h30 locais (18h30 de Brasília), no início da reunião de cúpula, que será encerrada na terça-feira.

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, deve reunir-se com seu colega britânico David Milliband na noite desta segunda-feira, depois do jantar de trabalho dos líderes.

Na terça-feira, Amorim prevê encontrar-se com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, segundo as fontes diplomáticas brasileiras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host