UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 12h46

Medvedev adverte sobre pacto nuclear Rússia-EUA

O presidente russo, Dmitri Medvedev, advertiu nesta segunda-feira, em uma entrevista, que poderá se retirar do tratado de redução nuclear assinado na semana passada com os Estados Unidos seo sistema ameriano de defesa antimísseis na Europa provocar um "desequilíbrio".

Medvedev assinalou que os Estados Unidos e a Rússia, inimigos durante a Guerra Fria, negociaram termos específicos no preâmbulo do novo tratado START, que foi assinado na semana passada com o presidente Barack Obama.

Esta fórmula estabelece que existe uma "interconexão entre armas estratégicas de ataque e mísseis de defesa", estimou Medvedev falando ao canal ABC.

"Se estas circunstâncias mudarem, consideraremos que é um motivo para coloca em dúvida o acordo", acrescentou.

Se os Estados Unidos "multiplicarem de forma radical a quantidade e a potência de seus sistema de defesa antimíssil, este sistema de defesa antimíssil se torne parte das forças nucleares da ofensiva estratégica porque é capaz de bloquear a ação da outra parte", assinalou.

Na mesma entrevista, Medvedev afirmou que o que diferencia Barack Obama dos outros é que ele é alguém que reflete antes de falar.

"O mais importante que o distingue dos outros - e não vou dizer o nome de ninguém - é que é alguém que reflete antes de falar", declarou o presidente russo sobre seu colega americano.

"Não houve um único momento durante nossas reuniões em que ele não estivesse perfeitamente a par do que estava sobre a mesa. Ele é um homem muito agradável comquem é um prazer trabalhar", comentou ainda.

O presidente russo também indicou durante a entrevista que não acredita na eficiência de sanções que visem ao abastecimento energético do Irã, ao avaliar que este tipo de medida pode desencadear "uma catástrofe humanitária".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host