UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 13h06

Partido Trabalhista apresenta seu programa para as eleições de 6 de maio

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown apresentou nesta terça-feira, em Birmingham (centro da Inglaterra), o programa com que seu partido espera obter um quarto mandato consecutivo nas eleições gerais de 6 de maio.

Intitulado "Um futuro justo para todos", o programa promete assegurar a recuperação econômica e reduzir pela metade antes do final de 2014 o déficit, que, segundo o projeto de orçamento apresentado recentemente ao Parlamento, deverá ser de 167 bilhões de libras (11,8% do PIB) em 2009/2010.

Isso seria realizado sem aumentar o imposto sobre a renda - apesar de não descartar uma alta do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) - e preservando os principais serviços públicos como a saúde e a educação.

"Nosso programa é ambicioso, mas acessível, audaz, mas realista, e leva em conta as lições que aprendemos de nossa experiências até a presente data", declarou Brown, cujo partido está há 13 anos no poder.

O partido no poder prevê, além disso, modernizar as infraestruturas do país, especialmente através da introdução do trem de alta velocidade e a extensão da banda larga para todo o país, e dois referendos para restaurar a confiança no sistema político depois dos escândalos que atingiram os parlamentares, princiaplmente pelos gastos excessivos.

Brown, que nas últimas semanas diminuiu a distância em relacão aos favoritos conservadores liderados por David Cameron, espera que o programa lhe dê um novo impulso nas pesquisas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host