UOL Notícias Notícias
 

13/04/2010 - 15h57

Irã é única chance dos EUA após fracasso no Iraque e Afeganistão, diz Ahmadinejad

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, afirmou nesta terça-feira que seu país é a "única chance" que resta a seu colega americano Barack Obama para ter sucesso depois das crises enfrentadas por Washington no Iraque e no Afeganistão.

Ahmadinejad também declarou estar escrevendo uma carta a Obama que será divulgada "em seu devido tempo".

"Obama tem apenas uma chance e essa chance é o Irã. Isso não é conversa emocional, mas científica. Ele só tem mais um lugar em que poderia dizer 'eu promovi uma mudança e mudei a equação do mundo' e esse lugar é o Irã", disse Ahmadinejad em entrevista transmitida ao vivo pela emissora estatal.

"Obama não pode fazer mais nada na Palestina. Não tem mais chance. O que ele pode fazer no Iraque? Nada. E no Afeganistão, as coisas estão muito complicadas", disse.

"O melhor que ele poderia fazer seria aceitar e respeitar o Irã e cooperar. Assim, muitas outras oportunidades vão ser criadas para ele."

As afirmações de Ahmadinejad ocorrem mum momento em que Washington aumenta as pressões nas Nações Unidas para uma nova rodada de sanções contra Teerã, que se nega a aceitar os reiterados pedidos de suspensão de seu programa de enriquecimento de urânio.

Obama conversou com seu colega chinês Hu Jintao na segunda-feira para obter o apoio da China às sanções.

A China, no entanto, continua insistindo em que a diplomacia é a melhor solução para a crise nuclear iraniana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host