UOL Notícias Notícias
 

13/04/2010 - 18h22

Michelle Obama faz visita surpresa ao Haiti

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, renovou o apoio de seu país ao presidente haitiano, René Preval, durante uma escala surpresa em Porto Príncipe - destruída por um terremoto - em sua viagem desta terça-feira ao México.

Obama e Jill Biden, mulher do vice-presidente americano Joe Biden, sobrevoaram Porto Príncipe e constataram a destruição causada pelo terremoto de 12 de janeiro, que deixou 220.000 mortos e cerca de 1,3 milhão de pessoas desabrigadas.

"É impactante. A desolação é realmente impactante", declarou a mulher de Barack Obama ao descer do helicóptero. Posteriormente, reuniu-de por meia hora com Preval e sua mulher, Elisabeth, informaram jornalistas que acompanharam o encontro.

A reunião foi realizada no palácio presidencial, que está em grande parte destruído.

Obama foi "reiterar o compromisso americano de ajudar o Haiti a se reconstruir, particularmente quando começa a estação de chuvas e furacões", afirmou a Casa Branca em comunicado.

Depois de sua reunião com Preval, Michelle Obama e Jill Biden foram a um orfanato, criado na capital pela primeira-dama do Haiti.

Dezenas de crianças receberam com cantos a primeira-dama americana, que dançou com eles, sorridente. Michelle desenhou um peixe a pedido das crianças haitianas, que estão nesse centro educativo para superar o trauma do terremoto.

Antes de viajar na terça-feira à noite para o México, onde realizará uma visita oficial de três dias, Michelle Obama deve se reunir com membros do governo americano para lhes agradecer por "seus esforços extraordinários no Haiti durante os últimos três meses".

Além do envio de 20.000 soldados nos dias que se seguiram ao terremoto de 7 graus na escala Richter, os Estados Unidos enviaram milhares de dólares, assim como dezenas de trabalhadores da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Em torno de 1 mil ONG americanas estão presentes no Haiti, segundo a USAID.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host