UOL Notícias Notícias
 

14/04/2010 - 09h02

Candidato do Partido Liberal Democrata apresenta programa de governo no Reino Unido

O líder do Partido Liberal Democrata, Nick Clegg, se apresentou nesta quarta-feira como a alternativa para o bipartidarismo tradicional britânico e prometeu um país mais justo para as eleições de 6 de maio.

"Os partidos trabalhista e conservador nos ensinaram a esperar muito pouco dos políticos e obter menos ainda", afirmou o líder da terceira força política britânica em um ato celebrado em Londres.

Os líderes dos dos partidos majoritários, o primeiro-ministro trabalhista britânico, Gordon Brown, e o líder conservador, David Cameron, apresentaram seus programas na segunda e terça-feira, respectivamente.

A principal promessa dos liberal democratas, cujo programa se articula em torno da justiça, ou seja, uma redução do imposto de renda para todas as famílias com rendimentos pequenos ou médios, que será financiado com o fim de algumas lacunas jurídicas que beneficiam os mais ricos.

Clegg prometeu também uma reestruturação do sistema educacional, uma reforma econômica com medidas destinadas aos bancos e uma mudança constitucional que permitirá expulsar os deputados corruptos e modificará o sistema de votação e de eleição da Câmara dos Lordes.

O líder dos liberal democratas, de 43 anos, poderá ter um papel-chave nessas eleições, quando as duas últimas pesquisas mostram uma vantagem de apenas três e seis pontos para os conservadores liderados por David Cameron frente aos trabalhistas do primeiro-ministro Gordon Brown.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h40

    -0,08
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host