UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 11h51

Cardeal Hummes convoca padres 'do mundo inteiro' para espécie de desagravo ao Papa

O cardeal brasileiro Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, fez um apelo para que um grande número de padres se reúnam no início de junho na Praça São Pedro, em Roma, para "demonstrar apoio" ao Papa Bento XVI "ante ataques frequentes de que vem sendo alvo".

O cardeal enviou carta a 400.000 padres católicos subordinados a 5.000 bispos nos cinco continentes para que venham "demonstrar apoio público ao Santo Padre", por ocasião do encerramento do "ano sacerdotal", celebrado pela Igreja nos dias 9, 10 e 11 de junho.

"Trata-se de oferecer ao nosso Papa bem amado Bento XVI toda nossa solidariedade, apoio e nossa confiança", escreveu o prelado na carta, datada de 12 de abril e divulgada nesta quinta-feira no site da Congregação.

O cardeal denunciou "os ataques frequentes de que (o Papa) vem sendo alvo neste momento por suas decisões relacionadas a religiosos envolvidos em atos de abuso sexual contra menores".

"As acusações contra ele são, evidentemente, injustas e ele provou que nenhuma outra pessoa fez tanto para condenar e combater corretamente estes crimes", continuou o Monsenhor Hummes.

O Papa foi diretamente culpado pelas imprensas alemã e americana no início de março por não ter punido padres pedófilos na época em que era arcebispo de Munique e, depois, com chefe daCcongregação para a Doutrina da fé.

O cardeal brasileiro considerou: "a presença em massa dos padres no Vaticano, junto com Ele (sic) será um forte sinal de nossa rejeição aos ataques injustos dos quais é vítima".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h40

    -0,86
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h41

    0,55
    70.394,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host