UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 16h55

Erupção de vulcão na Islândia faz França fechar aeroportos

Vinte e cinco aeroportos do norte, leste e oeste da França, entre eles os principais de Paris, Roissi e Orly, já estão fechados ou devem parar de operar nesta quinta-feira às 23H00 locais (18H00 de Brasília), devido às nuvens de cinzas expelidas por um vulcão islandês em erupção, anunciou a Direção Geral da Aviação Civil (DGCA).

A Air France cancelou todos os voos que saem ou chegam à Paris na sexta-feira pela manhã, ao menos até o meio-dia, anunciou um porta-voz da companhia.

A companhia aérea decidirá sobre sua atuação no restante do dia em função da evolução da situação, mas espera-se "um dia muito confuso", informou uma porta-voz da companhia.

Os dois principais aeroportos da capital francesa, Roissy-Charles de Gaulle e Orly, fecharão "no mais tardar" às 23H00 locais (18H00 de Brasília), enquanto outros oito aeroportos do norte do país já fecharam às 17H00 locais (12H00 de Brasília), indicou a DGCA, que adotou essas medidas "por razões de segurança".

No total, 25 aeroportos fecharão na França devido às nuvens de cinzas procedentes do vulcão da geleira Eyjafjallajokull, no sul da Islândia.

A DGCA recomendou aos passageiros que "entrem em contato com as companhias aéreas".

Os transtornos provocados por essas nuvens de cinzas se estendem a quase todo o norte da Europa: Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega e Irlanda. O norte da Finlândia também foi afetado.

Gigantescas colunas de fumaça continuavam saindo nesta quinta-feira do vulcão, e a erupção pode prosseguir por várias semanas, ou meses, segundo um especialista islandês.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host