UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 15h03

Erupções vulcânicas mais espetaculares do mundo

Confira abaixo a lista das erupções vulcânicas mais espetaculares dos últimos trinta anos, após a erupção do vulcão no sul da Islândia, cuja coluna de cinzas provoca um caos, nesta quinta-feira, dia 15, no tráfego aéreo europeu:

- Em maio de 1980, o vulcão do Monte Santa Helena, no noroeste dos Estados Unidos, deixou 57 mortos. As explosões e os tremores de terra fizeram o lado norte do vulcão entrar em colapso, devastando 600 km² de floresta e liberando na atmosfera toneladas de poeira que obscureceram o céu por dias.

- Em novembro de 1985, os deslizamentos de terra devastaram a cidade de Armero, na Colômbia, fazendo quase 25 mil mortos. O vulcão Nevado del Ruiz, situado a 40 km, entrou bruscamente em erupção duas horas antes. Seu calor derreteu parte do gelo e neve que cobriam o vulcão.

- Em junho de 1991, nas Filipinas, o despertar do vulcão Pinabuto fez mais de 800 mortos. Dezenas de milhares de hectares foram destruídos e mais de um milhão de pessoas foram deslocados.

- Em dezembro de 1991, o Etna, na Sicília, registrou uma das maiores erupções dos últimos três séculos, em termos de duração (473 dias, até o dia 1º de abril de 1993) e em distância percorrida pela lava e sua quantidade (mais de 250 milhões de metros cúbicos). Em maio de 1992, a defesa civil salvou a vila de Zafferana, impedindo o avanço da lava com explosivos e blocos de concreto.

- Em agosto de 1997, Plymouth, a capital da pequena colônia britânica de Montserrat, no Caribe, foi riscada do mapa. A capital foi inundada por colunas de fogo e cinzas provocadas pela erupção do vulcão Soufriere Hills, que continua ativo até hoje.

- Em janeiro de 2002, a erupção do vulcão Nyiragongo, próximo a Goma (leste da República Democrática do Congo), destruiu completamente o centro da cidade, bem como diversos bairros residenciais e parte da infra-estrutura foi carbonizada.

A erupção vulcânica mais famosa da história é a do Vesúvio que destruiu Pompeia e Herculano em 79 DC.

Entretanto, a explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia, em 1883, é considerada o maior fenômeno terrestre jamais observado: o jato de cinzas, pedras e fumaça atingiu mais de 20 mil metro de altitude, mergulhando toda a região em trevas total. A erupção foi acompanhada de uma gigantesca tsunami, cujas ondas deram a volta ao mundo. A catástrofe deixou mais de 36 mil mortos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host