UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 20h46

Escócia alerta para queda de cinzas vulcânicas

As autoridades de saúde escocesas informaram que cinzas da nuvem provocada pela erupção vulcânica na Islândia cairão no norte da Grã-Bretanha na madrugada de sexta-feira, mas minimizaram os riscos para a saúde.

Apenas uma "pequena parte" da nuvem que atravessa a Grã-Bretanha e o norte da Europa, atrapalhando o tráfego aéreo da região, deverá cair na Escócia na madrugada de sexta-feira, antes de se deslocar para o sul do país, informou em um comunicado a Agência de Proteção Sanitária.

As partículas que cairão não são perigosas para a saúde, mas podem causar irritação, em particular nas pessoas que sofrem de problemas respiratórios, disse a agência.

"Se as pessoas saírem nesta noite (quinta-feira) e sentirem sintomas como coceira ou ardor nos olhos, secreção nasal, dor de garganta e tosse seca, ou se sentirem um cheiro de ovos podres ou de um ácido forte, devem limitar suas atividades no exterior e se abrigarem", indicou.

"É importante afirmar que a concentração de partículas que cairão na realidade no solo será, provavelmente, muito baixa, e não deve provocar grandes problemas", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host