UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 16h42

Temperatura do planeta foi recorde em março

As temperaturas globais - estimuladas pelo fenômeno El Niño - alcançaram em março um nível recorde, indicou nesta quinta-feira o Instituto Oceânico e Atmosférico americano (NOAA) em um comunicado.

"Condições mais quentes que o normal dominaram a terra, especialmente no norte da África, no sul da Ásia e no Canadá", afirmou o NOAA.

A temperatura média da superfície terrestre - que combina a da terra e a do mar - para março de 2010 foi a mais quente já registrada: 13,5 graus centígrados, o que equivale a 0,77 graus a mais que a média do século XX, 12,7 graus, indicou a instituição.

A temperatura média dos oceanos foi a mais quente para qualquer mês de março desde o início do registro, em 1880, enquanto que a temperatura global da superfície terrestre foi a quarta maior para março, garantiu o NOAA, citando uma análise do National Climate Data Center.

Acrescentou ainda que o período janeiro-março foi o mais quente registrado no planeta.

O NOAA destacou que ainda que o fenômeno do El Niño, que se caracteriza por temperaturas maiores que o normal em águas das regiões central e oriental do Pacífico tropical, "contribuiu de forma significativa para o aquecimento no cinturão tropical e na temperatura geral dos oceanos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h30

    0,38
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h32

    -0,47
    75.650,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host