UOL Notícias Notícias
 

17/04/2010 - 18h17

Obama cancela viagem a funeral na Polônia devido às cinzas vulcânicas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou neste sábado sua viagem à Polônia para participar do funeral do ex-presidente polonês Lech Kaczynski, devido às cinzas vulcânicas que estão paralisando o transporte aéreo na Europa, informou a Casa Branca.

"Falei com o presidente em exercício, Bronislaw kmorowski, e disse a ele que lamentava não poder ir à Polônia", informou o chefe de Estado em um comunicado da Casa Branca.

"Michelle e eu seguimos pensando no povo polonês e rezamos por ele. Apoiaremos da melhor forma possível enquanto eles se recuperam desta terrível tragédia", acrescentou.

A chanceler alemã, Angela Merkel, o príncipe Charles, da Grã-Bretanha, e o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, também anunciaram neste sábado que não poderão assistir aos funerais devido às dificuldades de locomoção.

Mais de 100 mil poloneses se reuniram em uma imensa praça em Varsóvia para a cerimônia, que durou mais de três horas, em memória ao presidente Lech Kaczynski e as outras 95 vítimas do acidente do avião presidencial que caiu na semana passada na Rússia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h29

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host