UOL Notícias Notícias
 

18/04/2010 - 13h55

Avião de combate francês Rafale será testado em junho no Kuwait em meio a polêmica

O Kuwait vai testar os caças franceses Rafale em junho antes de tomar uma decisão final sobre a compra da aeronave, anunciou neste domingo o porta-voz do governo, Mohammad al-Bassiri, após uma reunião no Parlamento da qual participou o ministro da Defesa.

"O ministro da Defesa declarou aos deputados que a transação ainda está em estágio preliminar e que o ministério realizará avaliações técnicas", acrescentou o porta-voz aos jornalistas.

Vários deputados da oposição haviam ameaçado na semana passada submeter o primeiro-ministro ou o ministro da Defesa a uma audiência parlamentar se o contrato de milhões de dólares fosse assinado.

Os deputados haviam afirmado que a avaliação técnica dos Rafale feita pela Aeronáutica kuwaitiana tinha sido negativa, pois as aeronaves não apresentam avanços tecnológicos e seu preço é alto.

O projeto de compra pelo emirado de 28 aviões Rafale foi mencionado esta semana durante um encontro entre o presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro do Kuwait, Nasser Mohammed al-Ahmed al-Sabah, em visita a Paris.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host