UOL Notícias Notícias
 

18/04/2010 - 09h57

Começa a missa do funeral do presidente polonês na Cracóvia

A missa do funeral do presidente polonês Lech Kaczynski e de sua esposa começou às 14h00 (09h00 de Brasília) na Cracóvia, sul da Polônia, na presença, entre outros, do presidente russo Dmitri Medvedev, em meio às badaladas dos sinos das igrejas.

As pessoas presentes na cerimônia religiosa se reuniram na basílica gótica de Nossa Senhora, na Cracóvia. Do lado de fora, a multidão podia acompanhar a missa graças à instalação de telões.

O presidente Lech Kaczynski, sua esposa e outras 94 pessoas, entre as quais várias autoridades políticas e militares polonesas, morreram no acidente com o avião presidencial no dia 10 de abril próximo a Smolensk, oeste da Rússia.

Kaczyinski viajava para participar das cerimônias do 70º aniversário do massacre de 22.000 oficiais poloneses pela polícia política de Stalin.

A maior parte das personalidades estrangeiras aguardadas para o funeral cancelou sua presença por causa da paralisação do transporte aéreo na Europa, provocada pela nuvem de cinzas lançada por um vulcão islandês em erupção.

O presidente russo Dmitri Medvedev viajou no domingo de Moscou para estar presente na solenidade.

O presidente polonês e sua esposa Maria serão sepultados na catedral de Wawel em Cracóvia, um panteão dos heróis nacionais poloneses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host