UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 07h06

Ahmadinejad aprova novos locais para enriquecimento de urânio

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad aprovou vários locais para a instalação de novas centrais de enriquecimento de urânio, segundo a agência de notícias Ilna, que cita Mojtaba Samareh Hashemi, conselheiro especial do governante.

"O presidente aprovou os locais escolhidos para nova instalações nucleares", declarou Hashemi, segundo a Ilna, em uma referência às novas centrais de enriquecimento de urânio que Teerã anunciou que pretende construir.

"A construção destas instalações começará quando o presidente der a ordem", acrescentou, sem revelar detalhes sobre o número e a localização das centrais.

Em 22 de fevereiro, o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, anunciou que o país iniciaria ainda em 2010 a construção de duas novas áreas de enriquecimento de urânio.

Em 30 de novembro do ano passado, o presidente iraniano anunciou a construção em breve de 10 novas centrais de enriquecimento de urânio, em resposta a uma resolução da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que condenava o Irã pela política nuclear.

Teerã foi condenado por ter dissimulado a construção de uma segunda central de enriquecimento em uma área montanhosa a mais de 100 quilômetros da capital.

Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha iniciaram conversações para decidir eventuais novas sanções contra o Irã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    -0,48
    3,267
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h09

    1,06
    63.893,99
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host