UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 16h56

Brasil pede que Indonésia poupe brasileiros condenados à morte

O Brasil pede que a Indonésia poupe a vida de dois traficantes de drogas brasileiros condenados à morte no país, afirmou o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, nesta segunda-feira, depois de conversas com sua contraparte indonésia em Brasília.

"Nós estamos pedindo que eles não sejam executados. Isso seria chocante para nosso país, já que não existe pena de morte no Brasil e nunca nenhum brasileiro foi executado no exterior", afirmou o ministro em comunicado.

Barreto informou ter discutido a questão com o ministro da Justiça indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, durante uma conferência da ONU de prevenção ao crime realizada no Brasil.

Os dois brasileiros condenados são Rodrigo Gularte, 37 anos, surfista, e Marco Archer Cardoso Moreira, 48, instrutor de windsurfing. Eles foram presos depois de tentar entrar na Indonésia com 19 quilos de cocaína escondida em seus equipamentos.

Um total de 80 estrangeiros de 16 países estão no corredor da morte na Indonésia, incluindo os dois brasileiros, informou o ministro da Justiça.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host