UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 06h59

Marinha vai resgatar britânicos retidos na Europa

  • Família inteiras de turistas ficaram retidas no aeroporto sul-coreano em virtude do caos aéreo que se instalou na Europa

    Família inteiras de turistas ficaram retidas no aeroporto sul-coreano em virtude do caos aéreo que se instalou na Europa

O Reino Unido vai mobilizar os navios da Marinha de Guerra (Royal Navy) para resgatar os britânicos bloqueados na Europa pela paralisação do tráfego aéreo provocada pela erupção de cinzas de um vulcão islandês, anunciou o primeiro-ministro Gordon Brown.

Saiba mais sobre a situação dos aeroportos

O "HMS Ocean", um navio de ataque anfíbio, e o "HMS Ark Royal", um porta-aviões leve, chegarão ao Canal da Mancha nas próximas horas, informou Brown após uma reunião com o comitê de crise.

Os navios devem ajudar milhares de britânicos retidos, especialmente na França.

"Espero que o 'Ocean' chegue hoje ao Canal. Espero que o 'Ark Royal' faça a viagem até o Canal posteriormente", disse Brown.

Além disso, o "HMS Albion" segue para o norte da Espanha para transportar as tropas britânicas que retornam do Afeganistão, mas também podem receber civis afetados pelo caos aéreo na Europa.

Brown disse ainda que conversou com chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, sobre a possibilidade da Espanha - menos afetada pela nuvem de cinzas vulcânicas - servir de plataforma aérea para ajudar os britânicos no exterior a retornar ao país.

"Este é um dos maiores desafios para nossa rede de transporte aéreo em muitos anos", afirmou Gordon Brown.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host