UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 09h31

Presidência da UE: segurança é a prioridade para reínicio do tráfego aéreo

A segurança dos passageiros será a prioridade na hora de decidir sobre a reabertura do tráfego aéreo europeu, afirmou nesta segunda-feira a presidência rotativa espanhola da União Europeia (UE) antes de uma videoconferência dos ministros europeus do transporte.

"A questão é que tudo tem a ver com a segurança e a prevenção", declarou o ministro da Infraestrutura (transporte e obras públicas), José Blanco, à Rádio Nacional da Espanha (RNE).

"É preciso ser prudente e agir com rigor", afirmou Blanco, antes de acrescentar que "os cidadãos devem compreender que estamos trabalhando para garantir sua segurança", apesar disso gerar "muitos problemas e várias perdas".

Referindo-se aos protestos das companhias aéreas, o ministro espanhol admitiu que as medidas de precaução que levaram ao fechamento do inúmeros aeroportos europeus são "excessivas para alguns".

"Mas se ocorrerem situações não desejadas, de eventuais catástrofes aéreas, ninguém vai querer assumir a responsabilidade", explicou.

"Vamos analisar todos os estudos a partir dos voos testes realizados durante o fim de semana", afirmou ainda.

"Vamos analisar como está evoluindo a concentração e densidade das partículas em suspensão", acrescentou.

Os ministros europeus do Transporte têm previsto realizar na tarde desta segunda uma reunião por videoconferência para avaliar a situação criada no setor pela nuvem de cinzas.

"Não se pode gerar nem falsas expectativas nem falsos alarmes", concluiu Blanco.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host