UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 06h43

Toyota anuncia que pagará multa de US$ 16,4 milhões ao governo americano

A montadora japonesa Toyota pagará a multa recorde de 16,375 milhões de dólares imposta pelas autoridades americanas por não informar no tempo correto as falhas no pedal do acelerador de vários modelos, anunciou na noite de domingo uma fonte governamental.

"Ao pagar a totalidade da multa civil, a Toyota aceita sua responsabildiade por ocultar a falha na segurança... em violação à lei", disse a fonte à AFP.

No início do mês, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos anunciou que buscava a máxima pena civil de 16,375 milhões de dólares contra a Toyota, depois que a montadora não informou os problemas de segurança a tempo.

"A Toyota não informou sobre os problemas nos aceleradores dos carros até pelo menos quatro meses depois de detectado o problema, apesar de conhecer o risco potencial aos consumidores", afirmou uma nota da Administração Nacional de Rodovias (NHTSA na sigla em inglês).

Esta é a maior multa imposta pela NHTSA a um fabricante de automóveis.

Toyota anunciou um recall de 2,3 milhões de carros nos Estados Unidos pelo problema no pedal do acelerador.

Em todo o mundo o número supera oito milhões por problemas diversos, entre eles o do acelerador, que permanecia "acionado" e aumentava a velocidade dos carros de forma descontrolada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h42

    0,48
    62.964,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host