UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 12h41

Um terço dos americanos vê o governo como uma ameaça

Um terço dos americanos considera seu próprio governo uma ameaça para suas liberdades e quatro em cada cinco dizem não confiar em Washington para solucionar seus problemas, segundo resultados de uma pesquisa do Pew Research Center.

Apenas 19% se consideram "fundamentalmente contentes" com o governo federal, quando mais da metade (56%) dos entrevistados dizem sentir "frustração" e um em cada cinco (21%) se descreve como "irritado".

Somente 22% das pessoas dizem confiar em Washington para atuar corretamente quase sempre ou na maioria das vezes, segundo a pesquisa, que tem uma margem de de erro de mais ou menos quatro pontos.

Com 53% dos entrevistados opinando que o governo federal precisa de uma reforma maior, esses resultados podem dificultar aos democratas do presidente Barack Obama a delicada etapa das eleições de metade de mandato em novembro, apesar de, segundo a pesquisa, os republicanos tampouco gozarem de muito prestígio.

Quando Obama assumiu em janeiro de 2009, 62% dos americanos viam os democratas de forma favorável, contra apenas 40% para os republicanos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host