UOL Notícias Notícias
 

20/04/2010 - 19h55

Brasil entrega a Unasul texto de acordo militar com EUA

O Brasil entregou à Unasul o texto do acordo de cooperação militar que assinou com os Estados Unidos no dia 12 de abril, informou nesta terça-feira o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, cujo governo exerce a presidência rotativa do organismo.

O documento foi enviado na segunda-feira ao grupo e será "analisado" pelos presidentes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) durante seu encontro do próximo dia 4 de maio em Buenos Aires, disse o chanceler, citado pela presidência equatoriana.

Patiño indicou que este procedimento faz parte do acordo estabelecido pela Unasul para deixar claros os convênios militares assinados por seus membros, após o pacto selado por Colômbia e Estados Unidos que permite que este país opere sete bases colombianas contra o narcotráfico e a guerrilha.

Isto ajuda "que se fortaleçam as relações de confiança. Nos alegra muito que o governo brasileiro tenha tido a amabilidade de nos enviar o texto do acordo", destacou o ministro, que no dia 9 de abril pediu à Brasília para informar o organismo sul-americano.

O documento foi assinado em Washington pelo secretário de Defesa americano, Robert Gates, e pelo ministro de Defesa brasileiro, Nelson Jobim, e prevê a colaboração em investigação e desenvolvimento militar, exercícios militares conjuntos e projetos comerciais, entre outros temas.

Este tipo de aliança com a Casa Branca gera um temor na região, após a crise entre Colômbia e Venezuela pelo tratado de Bogotá, que Caracas considera uma ameaça.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host