UOL Notícias Notícias
 

20/04/2010 - 16h45

Honduras: seguidores de Zelaya bloqueiam estradas e pedem Constituinte

Milhares de seguidores do ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, deposto por um golpe de Estado em 2009, bloquearam nesta terça-feira estradas de diferentes partes do país, para exigir a convocação de uma Assembleia Constituinte.

Nos arredores da capital, Tegucigalpa, cerca de 3 mil pessoas, em maioria membros da "zelayista" Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), bloquearam as estradas em direção ao sul do país, na localidade de Germania, pedindo que a população assine uma declaração a favor da formação de uma Assembleia Constituinte.

"Eu, ..., hondurenho (a), com número de identidade: ..., expresso minha vontade soberana nesta Declaração, que assino livre e voluntariamente, de que seja convocada uma Assembleia Nacional Constituinte", dizia o formulário que estava sendo assinado pelos participantes da mobilização.

A constituinte "deverá ser instalada com maioria popular, e durante a qual será redigida e aprovada uma nova Constituição da República, que garantirá de forma efetiva os direitos coletivos e individuais fundamentais dos hondurenhos, democratizando de forma participativa a vida política, econômica, cultural e social do país", completa.

Os organizadores esperam arrecadar até 28 de junho, primeiro aniversário do golpe de Estado, 1,25 milhão de assinaturas, disse à AFP durante o protesto o coordenador da Frente, Juan Barahona.

Zelaya foi derrubado e expulso do país em 28 de junho de 2009 pelos militares em aliança com os demais poderes do Estado, empresários, igrejas e outros setores influentes.

O ex-presidente hondurenho foi acusado de 18 crimes, entre eles, traição à pátria por pretender mudar a Constituição.

"Também estamos exigindo o retorno de Zelaya e do padre Andrés Tamayo ao país". Tamayo é um colaborador do ex-governante, de nacionalidade salvadorenha, que "foi expulso pela oligarquia", completou Barahona.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h40

    -0,68
    3,151
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h47

    0,44
    68.656,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host