UOL Notícias Notícias
 

20/04/2010 - 14h32

Vulcão islandês expulsa lava e menos cinzas

A erupção do vulcão Eyjafjallajökull prossegue, mas as cinzas expelidas há uma semana, responsáveis pela paralisação do tráfego aéreo europeu, diminuíram claramente, afirmaram nesta terça-feira cientistas irlandeses, no momento em que o continente teme a chegada de uma nova nuvem.

O vulcão começou a expelir lava, o que faz com que a geleira que o cobre libere menos água no magma, reduzindo a quantidade de vapor e, em consequência, menos cinzas.

"Há menos cinzas. Para a Europa, a situação melhora, mas a erupção continua", afirma Gudrun Nina Petersen, da Agência Meteorológica Islandesa.

Segundo o vulcanologista francês Patrick Allard, a altura da coluna de cinzas diminuiu pela metade nas últimas 48 horas, porque "há menos interação entre o magma e a geleira, que foi derretendo pouco a pouco e evaporou. Isto contribui para diminuir a intensidade da atividade explosiva".

Petersen adverte que as informações divulgadas na Europa sobre a chegada de uma nova nuvem de cinzas foram interpretadas de forma equivocada.

A autoridade britânica de controle do tráfego aéreo (NATS) anunciou na segunda-feira à noite que a erupção do vulcão islandês havia se intensificado, enviando uma nova nuvem de cinzas à Grã-Bretanha.

Mas, segundo Petersen, "se forem detectadas cinzas sobre a Inglaterra, são as que foram expelidas 24 horas antes" de o vulcão começar a soltar lava.

Quanto à suposta intensificação da erupção, uma geofísica da Universidade da Islândia, Sigrun Hreinsdottir, a desmente firmemente.

"Seguimos constatando uma retração das atividades do vulcão, o que é um bom sinal", afirmou à AFP.

Os cientistas advertem, no entanto, que o vulcão, que entrou em erupção no dia 14 de abril, segue produzindo cinzas, e que a quantidade desta que entra no espaço aéreo europeu depende da força e da direção dos ventos. Justamente em latitudes altas os ventos que sopram sobre a Islândia são mais fortes e seguem em direção à Europa.

Assim, outro dos principais fatores que influenciarão a normalização do tráfego aéreo europeu será a altura da coluna de cinzas que sai do Eyjafj¶ll.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host