UOL Notícias Notícias
 

22/04/2010 - 19h37

Mulher é multada na França por dirigir com o véu islâmico integral

Uma mulher de 31 anos, vestida com um "niqab", o véu que cobre todo o corpo só deixando de fora os olhos, recebeu multa de 22 euros por "dirigir em condições pouco cômodas" durante uma blitz em Nantes (oeste).

O caso aconteceu no dia 2 de abril, mas só foi denunciado por ela nesta quinta-feira.

"Dois agentes de moto pediram que me detivesse", explicou à AFP, dizendo que apresentou, então, os papéis pedidos, assim como os documentos do veículo. Chegou a descobrir o rosto para que a polícia pudesse verificar sua identidade.

"Foi neste momento que anunciaram a multa, por minha roupa", relatou.

No registro de infração é mencionado o artigo 412-6 do Código de Trânsito que multa com 22 euros o ato de "dirigir em condições pouco cômodas". No entender da polícia, o campo visual da jovem estava reduzido pelo niqab.

O presidente francês Nicolas Sarkozy optou na quarta-feira por apresentar um projeto de lei que proíbe o véu integral em todos os espaços públicos na França, apesar das reservas do Conselho de Estado emitidas em março, a mais alta jurisdição administrativa da França.

Segundo dados do ministério do Interior, na França - que abriga a maior comunidade muçulmana da Europa, com seis milhões de pessoas - apenas 2.000 muçulmanas usam a burca ou o 'niqab'.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host