UOL Notícias Notícias
 

23/04/2010 - 14h15

Buscas por caixa-preta do avião da Air France serão concluídas no fim de semana

O Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil (BEA, na sigla em francês) anunciou que concluirá no fim de samana a busca inicial submarina pelos restos do Airbus da Air France que fazia o voo Rio-Paris que no ano passado caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo. O órgão informou também que em maio fará um novo balanço.

"A região de buscas iniciais terá sido integralmente coberta no fim de semana", informou a BEA nesta sexta-feira, órgão encarregado das investigações técnicas dos acidentes aéreos.

O orgão declarou que nos "próximos dias", os dois navios de busca, o "Seabed Worker" e o "Anne Candies", farão uma escala técnica no porto de Recife. A BEA informou ainda que em 4 de maio fará um novo balanço da situação.

O ministro dos Transportes francês, Dominique Bussereau, pediu à BEA que siga adiante com "essa última etapa de busca".

"O objetivo desta última etapa é tentar encontrar as caixas-pretas" que permitirão explicar as circunstâncias em que o acidente ocorreu, afirmou o ministério em comunicado.

Os três aparelhos submarinos autônomos embarcados no "Seabed Worker" efetuaram em torno de quarenta imersões e cobriram uma zona de cerca de 3.000 km2.

Um porta-voz da companhia aérea afirmou que se a BEA decide levar adiante "uma nova campanha de busca, a Air France dará todo seu apoio".

"Esperamos ser contatados pela BEA", completou o porta-voz.

Entre as 228 pessoas a bordo, estão 72 franceses e 59 brasileiros.

A Air France e a construtora aeronáutica europeia Airbus contribuíram nos gastos das tarefas de busca submarina.

A BEA reafirmou em dezembro que o mal funcionamento das sondas Pitot (sensores de velocidade) era "um dos fatores", mas "não poderia ser a única causa" do acidente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,00
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h01

    -0,02
    75.974,74
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host