UOL Notícias Notícias
 

23/04/2010 - 15h33

Diplomata americano acusa Síria de fornecer mísseis ao Hezbollah

A Síria fornece um amplo espectro de mísseis ao movimento xiita libanês Hezbollah, denunciou um diplomata americano nesta sexta-feira, embora não tenha acusado Damasco de fornecer Scuds à milícia.

"Estamos preocupados com a natureza abrangente da cooperação entre a Síria e o Hezbollah. Eles fornecem um amplo espectro de mísseis ao Hezbollah", afirmou um alto funcionário do Departamento de Estado americano sob a condição de anonimato.

"No que diz respeito à questão de se temos evidência de passagem de (mísseis) Scuds para o Líbano, isto é algo... a se examinar cuidadosamente", acrescentou.

Os Estados Unidos consideram a Síria um país que apadrinha o terrorismo, lembrou o funcionário, completando que isso se deve às "abundantes informações recolhidas há muitos anos sobre o apoio sírio ao Hezbollah".

Nesta semana, os EUA se disseram preocupados com o eventual fornecimento de mísseis Scud ao Hezbollah por parte da Síria, e previram que "todas as opções estarão na mesa" caso esse fato seja comprovado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host