UOL Notícias Notícias
 

23/04/2010 - 11h15

Tremor de magnitude 5,9 sacode o sul do Chile

Um tremor de magnitude 5,9 sacudiu na madrugada desta sexta-feira o sul do Chile, zona que há quase dois meses suportou um forte terremoto, sem informes de vítimas ou danos materiais, apenas cortes momentêneos de energia elétrica e telefonia.

Segundo Vicente Nuñez, diretor do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), assinalou que o movimento telúrico é uma réplica do que ocorreu em fevereiro.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um primeiro terremoto foi registrado às 06H03 local, com epicentro 65 km ao sul da cidade de Concepción, 500 km ao sul de Santiago, uma das localidades mais afetadas pelo terremoto de 27 de fevereiro passado.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (Shoa) assegurou que as características do terremoto não reúnem as condições para gerar um tsunami no litoral chileno.

O movimento provocou alarme na população e motivou que as pessoas saíssem de suas casas, segundo relataram à AFP por telefone residentes de Concepción.

Em algumas zonas dessa cidade foram reportados cortes momentâneos de energia elétrica e do serviço telefônico, mas não foram constatados até o momento vítimas ou danos, segundo o Onemi.

Em 27 de fevereiro passado, o sul chileno foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala de Richter e um posterior maremoto, deixando um saldo de 486 mortos, 79 desaparecidos e danos avaliados em 30 bilhões de de dólares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host