UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 09h24

Espanhol que recebeu transplante de rosto evolui favoravelmente

O espanhol que foi submetido a um trasplante total de face em um hospital de Barcelona evolui favoravelmente, informou neste sábado o centro médico.

"O paciente evolui favoravelmente. Está consciente e orientado. Nas próximas semanas poderá começar a falar e a comer. A partir de agora não vamos divulgar nenhuma outra informação", disse a porta-voz do hospital à AFP.

"O paciente tem que se recuperar, vamos ver mais para frente se será feita ou não outra apresentação", completou.

O diretor do setor de cirurgia plástica do hospital Vall d'Hebron de Barcelona revelou a operação, realizada em março, que foi reivindicada como o primeiro trasplante total de rosto no mundo.

"Os 10 transplantes realizados até agora foram parciais, entre eles os realizados em Valencia e Sevilha", disse.

Com o de Barcelona já foram realizados 11 transplantes de rosto no mundo, na França, Estados Unidos, China e Espanha. O primeiro aconteceu na França em 2005.

O paciente, que não teve o nome nem outros detalhes revelados, tinha o rosto deformado há cinco anos após sofrer um traumatismo e não conseguia engolir, respirar ou falar normalmente.

A operação mobilizou 30 pessoas durante 22 horas e o paciente teve transplanta da toda a pele e músculos da face, o nariz, os lábios, o maxilar superior, todos os dentes, o palato, os ossos da maçã do rosto e a mandíbula, segundo o hospital.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h30

    0,26
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host