UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 12h17

Europa e América Latina manifestam apoio a Garzón

Várias cidades espanholas registraram neste sábado manifestações a favor do juiz Baltasar Garzón e contra seu julgamento por investigar os desaparecimentos ocorridos durante o franquismo. Outros protestos são esperados para a tarde em Madri e cidades da Europa e América Latina.

Em Madri, onde a Plataforma contra a Impunidade do Franquismo convocou uma manifestação no final da qual o cineasta Pedro Almodóvar lerá um manifesto, foi anunciada também uma passeata da Falange Espanhola, partido que denunciou Garzón por considerar que ele investigou os desaparecimentos sem ter competência para tal.

Neste sábado pela manhã, centenas de pessoas se reuniram em Valência (leste do país), Jaén (sul) e Ferrol (noroeste) contra o julgamento de Garzón, que começará em breve depois que o Supremo Tribunal espanhol aceitou as denúncias de três grupos de extrema direita que acusam o juiz de prevaricação.

À tarde, há manifestações convocadas, além de Madri, em várias cidades espanholas e também em Paris, Londres, Bruxelas, Lisboa, Dublin e, na América Latina, Buenos Aires e México.

Garzón investigou brevemente em 2008 o destino de cerca de 114.000 desaparecidos durante a Guerra Civil (1936-1939) e os primeiros anos do franquismo (1939-1975), alegando que o crime de desaparecimento forçado não prescreve. Esta foi a primeira investigação dos fatos na Espanha.

A procuradoria se posicionou contra as investigações por considerar que os crimes entravam na lei de anistia de 1977, aprovada depois da morte do general Francisco Franco e no início da transição democrática espanhola, e o juiz abandonou a investigação.

O julgamento gerou polêmica na Espanha e uma onda de manifestações no exterior, sobretudo na América Latina, onde Garzón, 54 anos, é conhecido pela prática da justiça universal e por ter conseguido a prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet em Londres em 1998.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host