UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 17h18

México: três cadáveres esquartejados são encontrados em Acapulco

Os cadáveres de três homens esquartejados foram encontrados neste sábado no porto mexicano de Acapulco, sul do México, onde a violência aumentou nas últimas semanas, informaram autoridades locais.

Agentes da polícia localizaram em uma residência de Acapulco "duas sacolas pretas, amarradas com fita adesiva, e outra no segundo andar da casa, em cujo interior estavam os restos mortais mutilados de três pessoas do sexo masculino", informou em comunicado a secretaria de segurança pública de Guerrero, estado ao qual Acapulco pertence.

As cabeças estavam cobertas com fita adesiva e tinham ao lado uma mensagem dirigida a um grupo de traficantes, que não foi revelado pelas autoridades.

O órgão também divulgou que no sábado de madrugada duas granadas de fragmentação foram jogadas contra o comando da polícia do estado, na cidade de Chilpancingo, capital de Guerrero, localizada a 100 km de Acapulco.

Uma das granadas caiu sobre o teto do comando e não explodiu, enquanto a segunda explodiu sobre uma patrulha e causou danos materiais, informou a secretaria.

Outras três granadas não detonadas foram abandonadas em um caixa eletrônico, em um parque e ao lado dos escritórios do governo municipal.

O estado de Guerrero e o vizinho Morelos (centro do país) são cenário de uma dura batalha entre grupos do cartel dos Beltrán Leyva, que se tornou mais aguda depois da morte em dezembro passado de seu líder, Arturo Beltrán Leyva.

A execução desses três homens ocorre apesar da detenção por parte das autoridades mexicanas nesta semana de Gerardo Álvarez, que controlava as atividades ilícitas do cartel em Acapulco, assim como 15 sicários vinculados a seu grupo em Morelos.

Mais de 22.700 pessoas morreram no México desde o fim de 2006 em crimes relacionados ao narcotráfico, enquanto o governo lidera uma estratégia com 50.000 militares para combater os cartéis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,82
    3,256
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h05

    1,43
    64.128,51
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host