UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 17h28

Uribe: para a Colômbia, "a palavra guerra" com os vizinhos "não existe"

O presidente colombiano, Alvaro Uribe, disse este sábado que para a Colômbia "a palavra guerra não existe" e menos ainda contra vizinhos, ao mesmo tempo em que destacou a cooperação do Equador para enfrentar o terrorismo e o narcotráfico.

"A palavra guerra não existe entre nós. Menos contra irmãos e vizinhos", disse Uribe, durante ato público na cidade de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, no qual também agradeceu aos venezuelanos pela deportação de dois "delinquentes que fizeram muito mal à Colômbia".

Uribe acrescentou que a "única pretensão" de seu governo, que termina em 7 de agosto, é "concluir com sucesso o processo de reconstrução plena das relações com o Equador".

Na quinta-feira, Uribe já havia feito declarações semelhantes, durante evento em Medellín (400 km a noroeste de Bogotá).

O Equador rompeu relações com a Colômbia depois do ataque colombiano a um acampamento rebelde das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em uma área fronteiriça com seu território, em 1º de março de 2007. O ataque deixou 25 mortos, entre eles Raúl Reyes, número dois da guerrilha.

Os vínculos bilaterais foram restabelecidos ao nível de encarregados de negócios em novembro passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host