UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 15h15

EUA e Rússia defendem laço semelhante à aliança antinazista

Os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos Estados Unidos, Barack Obama, pediram neste domingo, em declaração conjunta, que se estabeleçam relações de confiança, guiadas pelo espírito de aliança que os dois países tiveram contra a Alemanha nazista.

O texto, divulgado pelo Kremlin, foi redigido na ocasião do 65º aniversário do dia em que, depois do avanço da Alemanha, o Exército soviético e as Forças Armadas americanas encontraram-se frente a frente no rio Elba, leste do país, em 25 de abril de 1945, cinco dias antes do suicídio de Adolf Hitler.

"A atmosfera de confiança e de motivação conjunta pela vitória que acompanhou o aperto de mãos histórico sobre o Elba é particularmente necessária hoje, quando Rússia e Estados Unidos constróem relações de cooperação em nome da estabilidade e da prosperidade no mundo", afirmam os presidentes.

"Estamos convencidos de que atuar com o 'espírito do Elba' de forma igualitária e construtiva permitirá solucionar qualquer problema que surja a nossos povos e responder eficazmente aos desafios do novo milênio", completaram.

Obama e Medvedev tornaram a retomada das relações bilaterais uma prioridade, depois que os laços entre os dois países se afrouxaram consideravelmente durante a presidência de George W. Bush.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host