UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 10h24

Premier tailandês promete expulsar opositores do centro de Bangcoc

O primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva prometeu expulsar à força os manifestantes antigovernistas que bloqueiam o distrito comercial de Bangcoc, em um discurso na televisão neste domingo ao lado do comandante do Exército.

Os "camisas vermelhas", que exigem eleições antecipadas, protestam desde meados de março e há três semanas ocupam o distrito comercial e turístico de Ratchaprasong, com barricadas de pneus de caminhão e pedaços de bambu.

"Teremos uma operação para recuperar Ratchaprasong, mas não podemos revelar o processo, as medidas e o momento, porque depende de várias coisas", declarou Vejjajiva.

No discurso, o chefe de Governo estava ao lado do comandante do Exército, Anupong Paojinda, que há alguns dias disse que não pensava em recorrer à força.

As esperanças de um consenso desabaram no sábado quando o premier rejeitou a oferta dos manifestantes antigovernistas, que se declararam dispostos a dialogar em troca da dissolução do Parlamento em um prazo de 30 dias e da convocação de eleições em três meses.

Agora, os "camisas vermelhas" afirmam que uma operação militar é iminente.

Abhisit Vejjajiva chegou ao poder em 2008 em uma votação parlamentar, depois que um tribunal afastou os aliados do ex-premier Thaksin Shinawatra. Este foi derrubado em um golpe de Estado militar em 2006 e está exilado para evitar um processo por corrupção.

Os "camisas vermelhas", integrados por camponeses e trabalhadores urbanos, apoiam Shinawatra, muito popular entre eles pelos micro-créditos e a reforma dos hospitais.

A crise no reino tailandês se tornou violenta desde os confrontos de 10 de abril (25 mortos, mais de 800 feridos) e dos ataques com granada de quinta-feira passada (um morto e 80 feridos).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h09

    1,05
    63.318,87
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host