UOL Notícias Notícias
 

26/04/2010 - 06h14

Amorim desembarca em Teerã

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, desembarcou nesta segunda-feira em Teerã, onde deve abordar a questão nuclear com as autoridades do Irã, informou a agência de notícias Fars.

O Brasil, que demonstra boa vontade com o discurso de Teerã, integra o Conselho de Segurança da ONU que em breve deve se pronunciar sobre novas sanções ao Irã, que os países ocidentais suspeitam de querer produzir armamento nuclear.

O porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, afirmou que Amorim se reunirá com o colega Manuchehr Mottaki, com o presidente do Parlamento Ali Larijani e com o principal negociador do país para a questão nuclear, Said Jalili.

Durante a visita de dois dias, o chanceler também terá uma reunião com o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, antes da viagem a Teerã do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, programada para 16 e 17 de maio.

As reuniões sobre o tema nuclear devem abordar "os direitos do Irã de explorar suas competências científicas dentro das regras da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e as últimas discussões sobre a obtenção pelo Irã de combustível nuclear, necessário para o reator de pesquisas de Teerã", afirmou Mehmanparast.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host