UOL Notícias Notícias
 

26/04/2010 - 11h46

Obama recebe em Washington empresários do mundo islâmico

O presidente Barack Obama recebe nesta segunda-feira em Washington empresários de quase 50 países muçulmanos para falar sobre desenvolvimento econômico, uma iniciativa que ilustra o desejo de estreitar os vínculos dos Estados Unidos com o mundo islâmico.

A Casa Branca espera que o encontro de dois dias contribua para aprofundar as relações e ir além das discussões sobre terrorismo e conflitos, que têm dominado as conversações diplomáticas entre Estados Unidos e o mundo muçulmano há décadas.

"Não é um mero exercício de relações públicas ou de diplomacia", disse Ben Rhodes, um dos principais conselheiros de Obama para segurança nacional.

"Para nós esta é a primeira pedra na construção de associações tangíveis em um terreno crucial", completou.

O presidente americano prometeu organizar o encontro durante o discurso que fez no Cairo em junho de 2009, durante o qual defendeu um "novo começo" nas relações entre o mundo muçulmano e seu país.

Quase 250 empresários são esperados na reunião, de todo o mundo islâmico, onde a imagem dos Estados Unidos está arranhada pelas guerras do Iraque e do Afeganistão, o escândalo das torturas contra prisioneiros de Abu Graib e o centro de detenção de Guantánamo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host